terça-feira, 11 de junho de 2013

OBRIGADO CAMARADA!




Mais um pouco e eu me esquecia de que o menino franzino de pele morena e cabelo enrolado, tipo Bombril, que era filho de português e de índia, aniversariava hoje, 10 de junho.  Eu tinha por esse moleque a ânsia do vômito. A baba da raiva e, confesso o verde da inveja. Vestia um azul e branco diferente de qualquer um. Suas calças curtas tinham o azul do anil, e os sapatos, sempre limpos, o preto dos seus olhos, e nas meias o branco da alma. O alvo de sua blusa doía nas minhas retinas e para quebrar tamanha harmonia um alfinete dourado prendia no bolso da blusa uma fita amarela e verde simbolizando ordem e sabedoria que a própria professora com a qual nós, meninos, sonhávamos  tê-la como namorada, fazia questão de pregar.   
Do fundo da sala numa das últimas carteiras  aonde  me sentava era possível ouvir os elogios que a professora lhe fazia.   Antônio Almeida era o queridinho da escola.  O mais inteligente, o mais estudioso e educado.
-Foi numa sexta-feira quando eu saía do colégio que dois garotos maiores correram atrás do magricela que botando um palmo de língua para fora buscava subir o morro onde morava fugindo à perseguição.  Era ele; Toninho, a referência da escola. O dono das melhores notas, o sabe tudo, o mais querido, mas que felizmente também era o fracote da sala. Esquecido da raiva que tinha dele  parti em sua defesa, e dos seus algozes tirei a voz e a coragem de continuar batendo no meu amigo com a surra que jamais pensei pudesse dar em alguém. Neles eu bati como apanhava em casa, sem limite de força e de tempo de parar. Recuperei os seus pertences e as figurinhas das quais tanto gostava e o acompanhei até  sua casa.  Não resistindo ao convite da índia, sua mãe, eu entrei no palacete onde moravam e deles me tornei amigo.
Naquele dia eu descobri que não tinha dado uma surra nos inimigos do meu colega, mas no meu passado. Antonio de Almeida reescreveu a minha história com traços firmes  e desenhos claros, coloridos. E eu levei à sério o seu exemplo.  Deixei para trás as notas vermelhas  para dividir com ele num espaço pequeno de tempo  a preferência dos professores e as notas azuis com as quais sonhava.
 Muita coisa eu teria para contar sobre esse cara, mas o momento é de festa. Parabéns, camarada, como você costuma me chamar. Parabéns pela data querida e obrigado por permitir que eu tenha no fundo da minha última gaveta, no móvel mais antigo do meu quarto o diploma que você, com o seu exemplo e perseverança  me permitiu tirar. Sou quem sou por berço, mas tenho o que tenho por sua causa.  Se um dia eu falar que andava com os sábios me dirão que sou um deles, mas se você jurar que andou com um garoto pobre, brigão e que não queria nada com os estudos, certamente afirmarão que você é tão especial que não se deixando levar pelo dito popular criou uma nova exceção.
Parabéns, camarada. Feliz aniversário.

38 comentários:

  1. felicidades ao amigo aniversariante.

    bjos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa escrever tanto,
      basta o que fez a Nanda; um
      alô, como vai? E tudo bem...
      Obrigado Nanda, por ter vin-
      do.

      Beijos.

      Excluir
  2. Un très bel hommage...
    Merci pour ce partage. Belle publication.
    Gros bisous

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Il est bon de lire vos mots ici.
      Vous et un baiser Merci.

      Excluir
  3. Bonita homenagem Silvio.. acho que todos nós no tempo de escola tivemos algo assim... eu tb tive, meu melhor amigo era cadeirante desde a terceira série.. e posso dizer que foi o melhor amigo que tive pois ele já partiu a alguns anos.. mas tb ganhou minha homenagem que um dia postarei por aqui.. lindo dia e fazer um churrasco pra comemorar né rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel, você é um amigo
      generoso, um cara legal
      que sorri e nos leva a
      sorrir contigo.
      Obrigado por suas pala-
      vras, sempre gentis.

      Um abração.

      .

      Excluir
  4. Parabéns pelo aniversário do amigo aniversariante! Uma descrição interessante do personagem em questão.
    Um abraço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toninho é, sim, muito
      especial. Seus pais já
      faleceram, mas ele, mes-
      tre de todas as matérias,
      vai tocando a vida no
      sul do país e com a sua sa-
      bedoria incentiva aqueles
      que perderam a fé a não de-
      sitir, nunca.

      Obrigado, Dani, por co-
      mentar o texto.

      Um beijo.


      .

      Excluir
  5. ..."surrar o passado"... é limpar a alma! Bela homenagem-confissão a um amigo - daqueles que dificilmente nos esquecemos.
    Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. .


      Célia, tem vez que a gente
      escreve e não lê o que escre-
      veu, mas quando alguém relem-
      bra as nossas palavras a gen-
      te mal consegue conter o ri-
      so.
      "Surrar o passado" é, sim, um
      momento desses.

      Um beijo e obrigado por comen-
      tar o texto.

      Excluir
  6. PARABÉNS AO AMIGO! PARABÉNS A VOCÊ QUE APROVEITOU A CHANCE DE VER NO AMIGO CORRETO E ESTUDIOSO UM EXEMPLO A SER SEGUIDO. EM UM MUNDO EM QUE OS MAUS EXEMPLOS SEMPRE FALARAM MAIS ALTO. VOCÊ MOSTROU QUE SE QUERENDO SE FOGE A REGRA E SE FAZ A EXCEÇÃO. VOCÊ É UM HOMEM ADMIRÁVEL, TE RESPEITO POR ISTO. BEIJO " AMIGO MEU"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto quando você vem
      e diz o que pensa.
      Muitos fazem na cara o
      sinal da cruz enquanto
      outros, sem medo, acre-
      ditam na pureza de suas
      palavras.

      Eu gosto, não nego.

      Obrigado por vir.

      Beijos.

      Excluir
  7. Olá Silvio...
    Obg pelo carinho da visitinha e claro, não poderia de vir aqui prestigiar a sua homenagem ao seu amigo e camarada! Linda homenagem!
    Parabéns aos dois!

    Dia feliz!
    Fica com Deus
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos temos um amigo
      para conversar, brigar
      e odiar para depois,
      num futuro distante,
      como o que acontece
      comigo, morrer de amo-
      res por ele.

      Felizmente ainda é tem-
      po de, em vida, poder
      homenageá-lo.

      Obrigado, Cristiane, por
      ter vindo,

      Excluir
  8. Ser seu AMIGO é um privilégio de poucos, tenho certeza que o seu amigo Toninho tem esse privilégio como eu tenho de compartilhar de sua companhia e amizade, tanto familiar como pessoal, amigo seu tem todo o meu respeito e apreço. Beijo meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você, meu caro. Já deu
      provas e motivos que
      garantem a sua fiel a-
      mizade. Quisera eu ser
      dono do mundo ou seu pre-
      sidente por um segundo
      e daria a você a saúde
      da eternidade.
      Somos amigos, sim, mas
      como você mesmo diz;
      mais que irmãos...

      Um beijo meu irmão ALL
      e obrigado por ter vin-
      do.

      silvioafonso



      .

      Excluir
  9. Que linda homenagem e prova de amizade que estás dando com este texto lindo ao teu amigo!
    Tenho certeza que houve uma troca entre vocês dois , porque sem esta troca, o tempo não seria capaz de conservar o sentimento que os uniu.Amizade é um privilégio e um sentimento especial que exige, sobretudo, compartilhamento.
    Encantei-me como sempre com este teu amoroso coração.Que assim continues e persista vida afora Poeta sonhador!
    Bjs.Eloah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora, desculpe se
      me levanto, mas a sua pre-
      sença transforma o homem,
      sempre, num menino.

      Obrigado por ter vindo.

      Um beijo.

      Excluir
  10. Parabéns a você ,Silvio.

    Uma bela homenagem e lição de vida. Não importa o exterior de cada pessoa e,sim,o que ela realmente traz no seu âmago.

    Obrigada pela visita e o belo comentário sobre meu texto.

    Estou com novo blog,amigo.

    Meu antigo foi excluído.

    Se não me segue nesse,faça,ok?O que seguia não existe mais.

    Vi que me tem na sua lista de blogs também.

    Veja se é com meu novo blog ou mude,amigo.

    O seu blog agora irá para minha lista de favoritos.

    Beijos e lindo dia dos namorados!


    Donetzka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que voltou ao
      blog onde você fala e
      faz o que quer.
      Este espaço é meu, é
      seu, é nosso.

      Um beijo e obrigado.

      Excluir
  11. Que esse Dia Dos Namorados
    Seja o mais Feliz da Sua Vida.
    Tomara , que esse Dia tenha reservado
    momentos de eterna felicidade.
    Não importa o Pais onde você esta ou mora
    essa Data deve ser comemorada com amor e muita Paz.
    Na postagem tem um presente é seu pode levar
    ficarei feliz em ver no seu blog.
    Um beijo terno e carinhoso.
    Um abraço pelo Dia consagrado ao amor
    e felicidade.
    Ontem não consegui fazer tudo que eu queria fazer
    por isso estou passando hoje no seu blog com
    muito carinho.Espero deixar
    você feliz com minha visita atrasada..
    Carinhosamente Sua Amiga ,, Evanir..
    Amigo estou com saudades de ti onde tem andado?
    Será que esta aqui na praia?
    Espero que sim vi certa vez uma postagem sua na praia logo percebi que também ama o mar assim como eu amo.
    Linda seja sua noite abraços ,Evanir..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você não vem eu
      fico triste, mas quando
      chega traz consigo o ri-
      so e a alegria.

      Obrigado e um beijo,

      Excluir
  12. ...você sempre profundo com as palavras, e quando se trata de fazer homenagens, deixa-se falar pelo coração...esse lindo coração que felizes os que podem nele morar de graça, como
    por exemplo, esse seu Camarada amigo irmão!

    cada vez que venho aqui, deixo-me encantar, e,
    feliz, saio levitando nas asas das emoções!

    um beijo da Alma, meu doce poeta!

    muahhhhhhh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. .


      Você sempre alegrando e
      valorizando o meu texto
      com a sua presença e o
      seu belo comentário.

      Obrigado e um beijo.

      Excluir
  13. Respostas
    1. I loved your visit and your comment.
      Thanks for coming.

      A kiss.

      Excluir
  14. Boa Tarde Amigo Querido.
    Obrigada pelo carinhoso email fiquei muito feliz
    muitas vezes demoramos a visitar um amigo
    por falta de tempo ou outra coisa na vida.
    Amigo acredite eu nunca esqueci desse seu cantinho.
    Recordo quando encontrei seu blog achei lindo o nome Palhaço Poeta .
    E assim continua.
    Linda tarde abraços ,Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. .

      Eu já tive oportunidade
      de dizer que gosto das
      suas crônicas. Tem vez
      que eu a sinto tão ver-
      dadeira que me convenço
      de que faz parte da
      sua história o que me
      deixa triste, comovido.

      Um beijo de novo.

      Excluir
  15. Gosto de pensar que
    soma amigos
    como soma alegrias
    e bem quereres.
    Muito interessante
    e belo ver
    o filho
    espelhado no pai de alguma
    forma.
    Bjins
    entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  16. Silvio, teus céus acabaram de entrar lá!

    http://ceuepalavras.blogspot.com.br/2013/06/ceu-de-quatro-amigos.html

    Obrigadão,abraços,chica

    ResponderExcluir
  17. Olá, Sílvio
    A amizade verdadeira prevalece e é homenageada do fundo da alma... a que não é sai...
    Seja muito feliz e abençoado!!!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico muito feliz sempre
      que leio comentário como o
      seu.
      Obrigado por ter vindo e pe-
      la delicadeza com que falou.

      Beijos,

      Excluir
  18. Que homenagem linda.

    Bom fim-de-semana e obrigada pela sua visita
    Selene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho inveja dos professores,
      nem todos, é claro, mas da maioria
      que usa a pedagogia a cada vez
      que fala ou escreve.
      Gosto, portanto, muito de quem,
      sem estardalhaço diz com poucas
      palavras o que tantos não conse-
      guem, mesmo que não calem a boca.

      Valeu, Selene. Obrigado por vir,e
      com belas e tão poucas palavras
      provocar o que eu disse agora.

      Excluir
  19. Silvio, a homenagem bem escrita me mostra o quanto esse amigo interferiu positivamente em sua vida. Tem pessoas que são assim, como anjos que vem para nos ajudar a ser pessoas melhores. Parabéns ao amigo, e um abraço à você!

    ResponderExcluir
  20. Olá Silvio, estou passando para conhecer você e suas escritas...Que linda homenagem você fez aqui e que belo exemplo sem querer lhe foi dado por seu amigo...Com certeza Deus colocou ele em seu caminho e você soube aproveitar a chance de grande melhoria...Parabéns a você a ao seu amigo...Volto outras vezes com certeza.
    Beijos com carinho
    Marilene
    >Marilene folhas flores e sutilezas</

    ResponderExcluir


Diga o que quiser do jeito que você souber.




.