sábado, 2 de março de 2013

NO ALTO DA SERRA.


         O carnaval acabou e com ele acabaram as férias da criançada que 
de cara amarrada retorna à casa e às salas de aula. O assunto, no entanto, não deverá ser outro senão a alegria de ter brincado a ponto de se perder na imensidão do terreiro da casa da avó, de ter estilingado alguns pobres passarinhos para comer com farofa e de acompanhar os colegas nus se banhando no rio atrás da casa.  Essa garotada poderia  colorir de bronze o corpo na praia deserta ou no alto da serra respirado o ar puro  degustando as maduras frutas colhidas no pé assim como as frescas hortaliças  se isso o aprouvesse, mas que nada. Preferiu o que achou melhor e foi feliz na sua escolha. Eu, no entanto, que de bobo tenho pouca coisa ou quase nada, troquei a prancha e a água de coco pela brisa fresca do dia e o frio aconchegante da madrugada. Deixei de visitar os amigos para recebê-los em minha casa e viver feliz, mesmo que por pouco tempo, com a presença de quem amo. Isso até a hora de ouvi-los dizer adeus. Aí eu engoli em seco como engoli meu pranto no momento em que desceram a ladeira  onde moro e seguiram o caminho das águas, lugar aonde o sol colore os corpos na cor dourada e pinta de branco as areias  e a crista das ondas. Banhar o meu corpo nas espumas frescas e chutar as marolas das praias maravilhosas que unem o sudeste ao nordeste formando uma doce confusão era o que eu queria, mas não podia deixar de recebê-los para que a pureza do ar de nossas montanhas lhes apurasse os sentidos e a vida.  Foi bom porque todos exorcizamos o corpo e o espírito. Melhor para eles que descansaram as vistas, os ouvidos e expandiram o seu sorriso. Melhor para mim que repensei a vida sem mesmo ter a intenção de mudar coisa nenhuma. Momentos únicos em que eu vejo a mulher que escolhi para comigo dividir o teto caminhar com alegria, descalça, na ponta dos pés encantando os meus olhos com a beleza da sua graça. 

12 comentários:

  1. Esse texto é um misto de
    sonho e poesia.
    Encantada me fiz
    personagem como se isso
    possivel fosse.
    Belo texto para esse lindo sabado
    que leio ainda na cama ao lado
    do amor de 30 anos, alias
    li para ele
    que sorrindo disse: Esse ai
    é o cara!
    Alias... seu texto descritivo me lembrou
    Monteiro Lobado,viu?
    Lindo fim de semana pra nós todos!
    Bjins
    Catiaho Reflexo d'Alma

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvio
    Gosta de serra, de mato de, roça. A paz de espírito que esses lugares me trazem, não tem preço. Pudi imaginar cada lugar descrito por você.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Viver, apenas viver e se entregar ao belo... que muitas das vezes só enxergamos quando estamos em nós mesmos.

    Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvio,

    Belíssimo texto.
    Pura poesia em seu olhar.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. BOA NOITE MEU QUERIDO !
    SEUS TEXTOS ME FAZ ACREDITAR QUE VC É UMA PESSOA QUE AMA COM A FORÇA DO AMOR...DEIXANDO SEMPRE RESSALTAR O AMOR DE FORMA POÉTICA...
    BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Tirando a parte dos passarinhos, gostei de tudo. Preciso de férias assim!

    ResponderExcluir
  7. Para quem sobe a serra é um momento de prazer, encantador.
    Eu sempre adorei visitar Araras, Itaipava, Correas, Petropolis, por exemplo. As cidades são realmente fantasticas para passar horas ou dias, especialmente quando temos um cantinho acolhedor - casa de amigos, familiares ou pousadas.

    Voce, Silvio, descreveu tao bem, que eu podia imaginar os detalhes, mas tambem perceber uma pontinha de saudade do tempo que vivia na cidade agitada, onde havia o mar para contar as ondas ou mergulhar e a areia para caminhar.

    Ao menos, mesmo que esteja aí na serra e os amigos tenham descido para suas moradas, tem o prazer de observar a sua amada pra la e pra ca onde escolheu viver.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. E esse é o verdadeiro CARA e é meu amigo, Poeta e Escritor que compara a nata brasileira dos mestres, lindo texto.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Como sempre tu surpreendendo a todos com teus textos bem escritos e bem pensados né? :)

    Silvio, eu estou participando de um meme super legal sobre 11 coisas que vc pode falar sobre vc, etc. Aí eu indiquei teu blog para participar também. O link é este aqui: http://vastoseintensos.blogspot.com.br/2013/03/ola-galera-delmara-dona-do-blog-sou.html

    Não esquece de comentar lá no meu quando tu estiveres participando pra eu vir aqui conferir e comentar tuas respostas tá? Bjs. :*

    ResponderExcluir
  10. Ola, vim retribuir a gentileza e agradecer por gostar dos meus trabalhos abraços.

    ResponderExcluir
  11. Gosto de descrições assim, NATURAIS, bucólicas e sempre inspiradoras.
    Um abraço, amigo

    ResponderExcluir
  12. BOA TARDE SILVIO
    Passando para te desejar uma tarde repleta de muita paz. Um abraço

    ResponderExcluir


Diga o que quiser do jeito que você souber.




.