sábado, 12 de janeiro de 2013

VÃ FILOSOFIA...


              Quisera eu saber em que lugar da minha vida social, profissional e amorosa  encaixo as frustrações que algumas pessoas, pelo que eu fiquei sabendo, dizem que tenho. 
           Entende a psicologia que  o comportamento de um frustrado, de cuja classe parece que eu faço parte,  pode se manifestar mais precisamente na forma dela se fazer de vítima como defesa, de provocar adiamento das responsabilidades ou cobranças que lhes são feitas, de se esquivar com sua teimosia, seu ressentimento, animosidade, ou ainda, na forma de repetidas falhas intencionais para retardar ou impedir a conclusão das tarefas ou pedidos   pelos quais a pessoa é responsável. Quando isso não funciona, outra "solução" normalmente adotada é uma "regressão" (inconsciente, consciente ou velada) a um comportamento infantil e mimado, geralmente visando comover ou sensibilizar terceiros através de algum tipo de apelação emocional, e, como eu acho que não me enquadro ou me enquadrei, mesmo que fosse na minha juventude em quaisquer dessas referências, continuarei sem saber em que lugar da minha vida devo encaixar as frustrações 
que eu deixo perceber.

17 comentários:

  1. Acho incrível a mania como pessoas que nunca olharam no nosso rosto ou souberam de nossa história de vida, tem facilidade de tecer comentários sobre nossa personalidade. Isto sim, me deixa frustrada: saber que coisas assim acontecem à minha revelia, e nem ter como defender-me. Pegam algo que a gente escreve e transformam em bomba especulativa. Argh!

    ResponderExcluir
  2. As pessoas depositam expectativas em nós e esperam que cumpramos todas elas... Seu texto me lembra uma música da Pitty que diz o seguinte: "Perceba que não tem como saber, são só os seus palpites na sua mão, sou mais do que o seu olho pode ver, então não desonre o meu nome."

    ResponderExcluir
  3. As frustrações são suas e acho que deve colocar num lugar em que vc possa ver de vez em qdo, como aprendizado. Fazem parte da vida, porque ninguém é só vencedor.
    E o que outros pensam ou dizem, é problema somente deles. Isso não deve te afetar de jeito nenhum.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. As pessoas tem mania de dar pitaco aonde não são chamadas... o melhor é ignorar. abraços e lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  5. ...aí eu me lembro de Madre
    Teresa quando diz:

    'quem julga as pessoas
    não tem tempo para
    amá-las'

    quem em sã consciência pode
    fazer julgamentos sobre nossas verdades, nossos atos, como
    se deles fossem conhecedores?

    ...se toda frustração rendesse
    esta inspiração que lhe é
    marca registrada, quão
    felizes seriam os
    'frustrados'!

    bjokas, alma linda!

    ResponderExcluir
  6. As frustrações sempre nos ensinam algo. Ás vezes, o melhor é seguir em frente.

    Beijinhos e Brigadeiros,
    LihSantos

    ResponderExcluir
  7. Olá,Silvio.

    Creio que vc já se conhece bastante.

    Escreve lindamente e passa o que lhe vai na alma.

    Todos as temos frustações,medos e aprendemos a conviver com eles.

    Afinal,a vida é linda e devemos ter a força para levarmos levemente esses sentimentos e guardá-los numa caixinha bem fechada no coração.

    Lindo domingo e semana de Paz para vc e família,querido amigo.


    Bjs

    Donetzka

    ResponderExcluir
  8. Olá meu caro,

    sempre haverão pessoas com tempo e disposição para a vida do próximo.

    Elas precisam disso para viver. se alimentam de conceitos e pre-conceitos criados em suas próprias mentes tão mesquinhas.

    Dê-nos suas palavras, suas doces palavras, seu olhar tangente e peculiar sobre coisas simples da vida é o seu melhor referencial.

    Grande abraço meu caro

    Leila

    ResponderExcluir
  9. Na verdade, as pessoas querem ver em nos outros aquilo que ela gostaria de ver em si própria. Ela faz projeções e acha que sabe tudo da outra pessoa. Acontece que na maioria das vezes erram no julgamento, pois, ninguém pode saber o que se passa no íntimo do outro...Além do mais as frustrações também fazem parte da vida e da evolução do ser humano!

    Bjussssssss

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo

    E quem não tem frustações? Todos temos algo que queríamos fazer, mas por diversas razões não se concretizam, mas não deixamos de ser menos pessoa por isso.


    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  11. Amigo...
    É impressionante como as pessoas fazem expectativas, colocam suas frustrações como se fossem dos outros...torcem para que sejamos frustrados....
    Não vejo nada de frustração nesse blog. Vejo um poeta e cronista intenso, que escreve as delícias e as desventuras da vida... a vida nem sempre é agradável...
    Um abraço do amigo!

    ResponderExcluir
  12. rsrsrs...polêmico em? mimada,chamar atenção? Ai... como as pessoas são carentes não! Ainda bem, que quando abro minha boca, mesmo que seja pra falar de mais acerto na mosca. beijo homem iluminado, deixe que falem,rsrsrs, afinal... quem não deve, não teme.

    ResponderExcluir
  13. Frustrada deve estar a pessoa que fez taisa comentários, pois deve sentir inveja de ve-lo tão bem e feliz.
    As pessoas podem dar suas opiniões, mas sem jamais atacar quem pensa o contrário, cada um é cada um, somos donos das palavras mas as atitudes são nossas...Não ligue, deixe pra la. Mas continue escrevendo o que lhe vai pela alma e o coração, sem medo!
    Abraços Carinhosos.

    ResponderExcluir
  14. Nada como ser genuíno consigo próprio e encarar asa frustrações como aprendizagens.

    Gostei do seu blog.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá Silvio:
    Vim saciar sua sede da minha visita (rsrsrsrs).
    Gostei dos seus textos e do blog.
    Por isso, pode me aguardar mais vezes, ok.
    Quanto as frustrações, todo mundo tem.
    Então, não liga, sempre a gente pode tirar uma lição e proveito, mesmo de coisas que em princípio, pareçam ruins.
    Abraços:
    Sil

    ResponderExcluir
  16. Esse é o labirinto que todos nós cruzamos e tentamos não nos perder. Quem nunca se perdeu? Ainda bem que existem caminhos sem saída... para saber que temos de voltar atrás. As frustrações são os calhaus que temos de escalar....
    Gostei muito deste momento....texto muito bom!

    ResponderExcluir


Diga o que quiser do jeito que você souber.




.