terça-feira, 4 de setembro de 2012

VOANDO POR AÍ.


     No ano passado nós fomos à Minas Gerais e para isso nos preparamos com bastante antecedência. Até a data escolhida foi a melhor do calendário. Chegado o dia lá fomos nós estrada afora para na chegada passear pela cidade e até nos encantamos à margem do lago mineiro mais famoso.  Até hoje não esquecemos do que vimos, da maneira de tratar e da fala doce e confiável daquele povo. O desejo de não  voltar ao Rio, de não deixar aquela gente foi baseado no comentário feito por uma pessoa que de tão especial flutua entre os anjos.  Dizia ela no rodapé da minha crônica:
   "OLÁ POETA! VOU TOMAR UM POUQUINHO DO SEU TEMPO PARA FALAR DE BELO HORIZONTE E TODA MAGIA QUE UM AMIGO ME MOSTROU QUANDO FALAVA DE SUA BH! EU TINHA 19 ANOS QUANDO VIM PARA BH. NA MINHA BAGAGEM TRAZIA MINHA CADEIRA DE RODAS E MEU MEDO DE UMA CIDADE GRANDE. LEMBRO DE QUANDO O CARRO PAROU NA PORTA DE UM HOSPITAL E ME DISSE;
- CHEGAMOS VC FICA AQUI.
NÃO VOU DIZER O QUE SENTI NESTE DIA, EU NÃO ENCONTRARIA PALAVRAS (MEDO, RESUME).
 DEPOIS DE DESEMBARCAR, O TEMPO PASSADO E TUDO SE AJEITADO, ENTRA UM MALUCO EM MINHA ENFERMARIA, TODO SORRIDENTE, COM OS OLHOS MAIS AZUIS QUE JÁ VI E ME FALA:
- EI BONITA! VAMOS CONHECER BH? LEMBRO DE OLHAR PARA ELE E PENSAR: O CARA É PIRADO. MAS O DOIDO ERA O MEU MEDICO (ZÉ PARA MIM E JL PARA OS OUTROS). DEPOIS DISTO, TODOS OS DIAS AS 16H ELE VINHA, SE SENTAVA DO MEU LADO E COM SUA PAIXÃO POR BH E TODAS AQUELAS FOTOS, ME CHAMAVA PARA CAMINHAR POR BH. ASSIM AMEI BH. A CIDADE QUE ME FEZ LIBERTA! ONTEM EU ME LEMBREI DE MEU AMIGO E DE SUA FORMA MAGICA DE ME FAZER SAIR DE MEUS DEVANEIOS E MEDOS, E FUI CAMINHAR POR BH. FUI PARA UM DOS LUGARES QUE ELE MAIS GOSTAVA (POIS ELE SE FO., JÁ NÃO CAMINHA MAIS POR AQUI) A PRAÇA DA LIBERDADE! EU ME SENTEI LÁ E FIQUEI OLHANDO AS PESSOAS EM SEU MOVIMENTO COTIDIANO. EU FECHEI MEUS OLHOS, RESPIREI FUNDO O CHEIRO DAS PALMEIRAS, DEIXEI O BARULHO DA ÁGUA DA FONTE ENTRAR EM MEU SER E VOEI NOS BRAÇOS DE UM ANJO POR BH.
PS:VOE POETA,POR BH OU NOVA FRIBURGO. FECHE SEUS OLHOS, SINTA OS CHEIROS E TODOS OS MOVIMENTOS QUE A VIDA TRAZ E SE QUISER IR MAIS LONGE, DEIXE-SE LEVAR NOS  BRAÇOS DE UM ANJO!
TENHA UM LINDO FIM DE SEMANA,
ABRAÇOS. 
Ass; Yohana."
- Foi assim que concluímos a viagem daquele ano; tão logo deixei a turma que seguia de volta ao Rio, viajei, digo, voei, como sugeriu a moça bonita, por entre as árvores que cercam a Lagoa da Pampulha, sobrevoei a Praça da Estação aonde está o relógio público, o primeiro a ser intalado na cidade. Voei por sobre a Praça do Papa na Serra do Curral e por sobre o conjunto paisagístico e arquitetônico da Praça da Liberdade. 
Foi depois de ter olhado pela última vez os altos e belos prédios e de me despedir daquela gente de fala doce e coração amigo que eu recolhi as minhas asas.  Asas que eu nem sabia que possuía, assim como a moça que chegou para demarcar seu território não se importou se o faria nos braços de um médico amigo ou com as suas próprias pernas, como eu.       (Foto da Internet).                                                                                                                        

39 comentários:

  1. Uma linda história Silvio, maravilhosamente bem contada!

    Nunca deixe de voar...

    Beijo
    Sónia

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo convite. Mas olha, eu acho que já andei por aí há tempos. Devo ser seguidora já. Dá uma olhada. Mas gostei de voltar e adorei a história da cadeira de rodas.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sílvio, que prazer sua visita e convite! Cá estou e deparo-me com essa maravilha de conto! O seu enunciado é bacana demais: "Esqueças o cais...." Adorei! Um grande e afetuoso abraço!

    ResponderExcluir
  4. VOCÊ PUBLICOU MEU COMENTÁRIO NA INTEGRA.OBRIGADA!CONTAR ESTA PASSAGEM DE MINHA VIDA,FAZ QUE ME LEMBRE DE AUGUEM QUE AMEI MUITO,E FOI UMA FORÇA PRESENTE,EM MEU CAMINHAR.E MESMO HOJE,QUANDO JÁ NÃO TENHO ESTA FORÇA DO MEU LADO,EU POÇO VOAR E ME ENCONTRAR COM ELE EM MEUS SONHOS.VOU USAR AS PALAVRAS DE EXÚPERY-O ESSENCIAL E INVISÍVEL AOS OLHOS.PARABÉNS,BRAVO POETA! LINDA FORMA DE FALAR DE MINHA BH.BEIJOS DA AMIGA... YOHANA

    ResponderExcluir
  5. salve minas, poeta, que de lá sou, mineiro sem pátria.
    abraço,
    luis

    ResponderExcluir
  6. Parece que vc mexeu nas lembranças de uma caixinha chamada emoção. Compartilhando conosco momentos marcantes de vidas que vão deixando marcas por onde passam. O brigada pela visita e pelo poema deixado no comentário, gostei muito.

    ResponderExcluir
  7. E eu também pertenço a Minas, pois trabalho por la de quinta a domingo.
    E no resto no Rio de janeiro.

    Bela historia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. A emoção permeou o bem escrito conto.
    Abração, Sílvio!

    ResponderExcluir
  9. MUY INTERESANTE SU RELATO.
    UN ABRAZO

    ResponderExcluir
  10. Belíssimo post.
    Sábio conselho de Anjo.
    Que bom que pode viver esse
    encantamento
    e permitir-se ao voo.
    Bjins entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  11. OI SILVIO!
    LINDA HISTÓRIA, SEMPRE HÁ UM ANJO A NOS APONTAR POR ONDE VOAR.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  12. Linda postagem! Ainda não conheço Belo Horizonte, mas conheço várias cidades mineiras, e a hospitalidade é o melhor cartão de visita deles.

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post!
    Super linda a história ;)
    Muito obrigada por ter passado lá no blog, volte sempre ok?
    Já estou seguindo aqui!

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -PatyScarcella

    ResponderExcluir
  14. tua maneira de contar e embelezar o simples, é que explica porque tens asas..

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  15. Ola Silvio,

    Voltei para agradecer sua presença e a linda poesia que me deixastes.
    Eu adorei. Obrigada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Que estória linda Silvio adorei! Dá pra sentir a simplicidade nas tuas palavras ^^
    Parabens!

    Beijos!!
    SEMCONTROLE.NET.TC

    ResponderExcluir
  17. Eu como boa mineira que sou, tenho que além de elogiar muito sua simpática crônica, dizer não, afirmar que tens toda a razão. Sei que em Minas todo mundo se sente em casa... oh lugar bonito, simples e que tem um povo danado de bom sô. No dia que vc visitar o interior e Minas então hein??? Eu super recomendo amigo. Vai lá pro cê vê!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  18. Olá Silvio,

    Conheço poucas cidades mineiras, considero todas belas, pelo povo e pela cultura.

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Esqueci de dizer que
    tenho realizado muitos sonhos
    depois que ja a quase 1 ano
    partilho minha vida e tempo
    com a familia que escolhi para amar.
    E ir a MG, terra que nasci e que não conheço ainda
    é um dos sonhos que alimento
    realizar ano que vem
    caso ele chegue pra mim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Hola Silvio gracias por visitar mi blog, que no tiene nada que ver con el tuyo, pero gracias a eso he podido conocer tu bonito blog. Por cierto una preciosa historia la que cuentas y además que bien lo haces y eso que para mi el tema idioma es un pequeño problemilla, ya que la traducción no es literal, pero bueno yo pongo interes y voy comprendiendo todo. Me quedo por aquí esperando nuevas y buenas historias. Gracias y besos Ana

    ResponderExcluir
  21. Que bela história meu amigo.Tens o dom de nos levar a fazer parte do momento.Um contista nato.Parabéns!
    Não conheço BH, mas confesso que adoraria conhecer este povo de fala doce e coração amigo, como tão bem descreves.Nunca se sabe quando a oportunidade surgirá.
    Até lá pego as asas deste anjo e espero.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  22. Bela história!
    Beijo, beijoooo!
    She

    ResponderExcluir
  23. Que bela crônica!!
    Muitas vezes eu penso se não soube enxergar a beleza e sob os olhos de pessoas mais sensíveis consigo identificar novos olhares. Talvez os nossos olhares estejam viciados, acostumados que estão a sempre olhar a mesma paisagem.
    Obrigada por ter dado um refresh em minhas memórias e ter me ajudado a resgatar algumas lembranças dessa terra doce e fofoqueira que é Minas Gerais! ;)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  24. Linda história :)
    Muito obrigada pela visita e por me seguir, já sigo de volta :)

    abraç♥, e um óptimo dia♥

    "Saúde & Beleza - Health & Beauty"



    ResponderExcluir
  25. Oi Palhaço Poeta! (posso te chamar assim?)

    Adoooorei seus blogs e as coisas que você escreve!

    Escrevo desde os meus oito anos de idade, então amo poesias, textos, crônicas, etc. Recentemente esse meu lado escritora anda meio amortecido, mas bastou ler o seu perfil para bater a saudade de escrever!
    Qualquer hora posto algum texto meu no blog.

    bjsss

    ResponderExcluir
  26. Olá silvio!

    fiquei muito lisonjeada com a sua visita e com o fato de se ter tornado seguidor do meu humilde blog. gostei imenso do que encontrei por aqui e, naturalmente, também já estou a seguir!

    obrigada

    Aida do http://cottoncandy-peaches.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  27. Emocionante!!

    Vim deixar um abraço
    de bom feriado
    Bjuss
    Rita!!!

    ResponderExcluir
  28. Boa noite Silvio e digo: ADOREI!
    SAbe porque? Porque estão nascendo asinhas "comportadas" em minhas costas no qual estou me sentindo livre para viajr, voar, viver...Mas sempre voltando para meu ninho, onde encontro o meu Amor me esperando e em quem ainda confio...Voar e ser Livre deveriam ser vistos como Leis a serem cumpridas, pois ficar enraizado no mesmo campo, jardim, as vezes nos torna seres estáticos e quem sabe, prontos para ser colhido pela foice da morte! Voemos então para a Vida, mas sempre com respeito e responsabilidade para com quem nos ama...Então, voltamos sempre! Abraços e adorei o texto, me vi em alguns trechos...rsrs

    ResponderExcluir
  29. Há um oceano que nos separa e não conheço Belo Horizonte. Mas fiquei com o desejo de visitar. Se um dia tiver a sorte fazer a travessia, irei, com toda a certeza.

    ResponderExcluir
  30. Você escreve muito bem! linda a história!


    Passando para desejar uma ótima sexta!

    The Red Lil' Shoes Blog

    ResponderExcluir
  31. 彡♡` Olá, amigo!

    Amei o seu texto.

    Lindo dia!
    Bom fim de semana!
    Beijinhos.
    Minas ♡彡.
    ¸.•°`♥✿⊱╮

    ResponderExcluir
  32. Oi Silvio, que lindo, amei!
    Tenha um ótimo fds, abraços.

    ResponderExcluir
  33. Hello my dear,

    Thank you for such a beautiful poem. I understand it without translation :) Very beautiful.

    Gladly follow you. I would be happy to have you as a follower of my blog! An honour for me :)

    Besitos,

    Nicole

    www.nicoleta.me

    ResponderExcluir
  34. Hello my dear,

    Thank you for such a beautiful poem. I understand it without translation :) Very beautiful.

    Gladly follow you. I would be happy to have you as a follower of my blog! An honour for me :)

    Besitos,

    Nicole

    www.nicoleta.me

    ResponderExcluir
  35. Que lindo conto!
    Deixar-se voar, ir além do nossos pés podem nos levar, deixar-se ir de encontro a nossa liberdade interior.

    Beijos suculentos,
    Anita

    ResponderExcluir
  36. Uma das grandes bênções da vida
    é a experiência que os anos vividos nos concebem.
    Aniversariar é uma amostra das oportunidades que temos de aprender a contar os nossos dias.
    mais uma janela e abre diante dos meus olhos,
    mais um espinho foi retirado da flor,
    restando somente a beleza de tão bela data.
    Com fé, na esperança e no empenho por ser melhor a cada dia.
    Seguindo pelos caminhos da verdade e do amor.
    Um dia encontrarei o mais belo jardim, o jardim que representará a realização
    dos meus maiores sonhos.
    Com saudades .
    desejo um feliz Domingo
    venha curtir meu aniversário.
    Beijos na sua Alma,Evanir.
    Poeta na Terça Feira Estarei Depositando o seu livro agora sim estou com tudo certo beijos.

    ResponderExcluir
  37. Boa Tarde Anjo Lindo.
    Hoje venho agradecer o carinho deixado no meu blog pelo meu aniversário.
    Agradeço a Deus por ter sua amizade e carinho muito tem me ajudado a romper
    muitos momentos difícil pelo qual tenho passado.
    A amizade é tudo nesses momentos conhecemos o carinho da amizade Sincera.
    Beijos no seu coração.
    Meu eterno agradecimento,Evanir..

    ResponderExcluir
  38. bela-yohana@hotmail.com16 de setembro de 2012 10:22

    EI AMIGO BOM DIA!AMANHÃ VOU FAZER UMA VIAGEM DE TREM PARA O INTERIOR DE MINAS,É UMA LINDO TRECHO,CERCADO DE MONTANHAS E CACHOEIRAS .E ME LEMBREI QUE VOCÊ ME DISSE TER VONTADE DE FAZER UMA VIAGEM ASSIM.ENTÃO QUANDO EU ESTIVER OLHANDO PELA JANELA E VENDO TODA A BELEZA DOS LUGARES,EM QUE O TREM PASSAR ,ME LEMBRAREI DE VOCÊ E DE COMO SERIA SE VOCÊ ESTIVESSE LÁ COM SEU OLHAR POÉTICO.BOM DOMINGO!BEIJO

    ResponderExcluir
  39. É com imenso prazer que sigo seu blog. Obrigada por me visitar e me seguir também...e com certeza estarei aqui amanhã!

    Agora quero parabenizá-lo por postar e dividir conosco a bela narração pelo passeio por Belo Horizonte. Que maravilha! Vejo minha cidade com outros olhos agora. moro perto da Lagoa da Pampulha...lugar maravilhoso!

    Grande abraço! Estou encantada com seu blog!!!

    ResponderExcluir


Diga o que quiser do jeito que você souber.




.