quarta-feira, 18 de julho de 2012

BRIGAR OU VIVER SÓ.


            Eu conheci alguns casamentos felizes, mas a desarmonia  entre alguns pensamentos tem levado  casais à discussão gerando grandes confusões. A divergência entre os maiores pensadores causa uma terceira linha de raciocínio que depois de questionada e  discutida faz surgir outra e outras mais.  Com isso a ciência tem ganhado mais para a sociedade que perdido.  Na vida de um casal, entretanto, este comportamento tem duas portas de entrada e nem uma de saída, apenas algumas frestas. O diálogo é imprescindível, mas a discussão entre as partes é e sempre será inevitável. Quem convence com  argumentos acaba criando no outro um sentimento de perda, de despreparo e fragilidade, enquanto o primeiro fica mais autoritário e senhor de todas as situações no entender do companheiro. Alguns dos casais dos que mais discutiam acharam por bem trocar de companhia, mas no amadurecimento dos novos relacionamentos descobriam que nada tinha mudado. Que todos somos muito parecidos, todos temos as nossas próprias convicções pelas quais brigaremos até a última bala. Restava, portanto, uma solução; as frestas como saída. Sair para ficar só. Sair para esperar que suas razões amadureçam e depois de tudo esquematizado, planejado, voltar ao casamento, caso ainda tenha alguém pretendendo se casar principalmente com uma pessoa que desenvolveu uma estratégia de convencimento tão forte, que certamente preferirá morrer a se convencer que brigar não vale a pena. Discutir talvez também não valha, mas o que fazer, se a omissão e a falta de diálogo são as maneiras mais rápidas e fáceis de matar, cavar e sepultar um casamento? Até os que ganham a briga perdem com ela, porém o silêncio flagela e mata, não só a vida a dois, mas também as pessoas.
Na minha humilde maneira de entender a coisa, vejo que a necessidade de conversar é preponderante e que o assunto haverá de ser discutido  até que se esgotem os últimos argumentos, mas sem que com isso esqueçamos que ceder de vez em quanto, cada um na sua vez, também faz parte da briga e todos ganharemos no frigir dos ovos.

50 comentários:

  1. UNA PAREJA SON DOS. CREO QUE SE DEBEN LLEGAR A MUTUOS ACUERDOS SI SE QUIERE VIVIR EN ARMONÍAS. EXCELENTE SU PLANTEAMIENTO.
    UN ABRAZO

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Sérgio,

    Artigo muito interessante, o casamento hoje, não funciona como antigamente, antes o homem que falava e a mulher simplesmente escutava. Hoje em dia o casal, bate de frente, discute opiniões e acham que os dois podem ser donos da razão, triste engano que persiste acabando com casamentos, o diálogo praticamente é a base da relação, o tempo é construído nessa base.
    Que os dois possam saber olhar o ponto de vista do outro, para que a convivência seja mais feliz e que dure por mais tempo.

    Um ótimo artigo, um grande beijo.
    Tenha uma maravilhosa noite

    ResponderExcluir
  3. Acho que o grande mal das pessoas é discutir razões; porque elas jamais desistirão de suas convicções para concordarem com as demais, principalmente numa relação amorosa. Razões, cada um tem a sua e o melhor seria não colocar a prova, essa queda de braço.
    Da mesma forma que essa minha opinião muitas pessoas não concordarão, mas eu defendo o direito de quem quer que seja, ser contra.
    As pessoas que não admitem qualquer opinião contra a sua, talvez, melhor fosse viver só mesmo.
    "O orgulho jamais deixará que o homem, perceba que o outro, talvez, tenha também razão"...
    Belo post para reflexão! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ótima reflexão!
    Bjos
    www.deliriofashionista.com

    ResponderExcluir
  5. O céu azul que brilha em seus olhos faz o circulo que envolve minha alma se partir para sobrevoar o nosso mundo imaginário em busca de nosso toques. A cada palavra sua escrita meu ser grita de alegria. E meus braços de saudades de ti.

    Beijos e abraços.

    A Sonhadora.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia meu querido Silvio.
    A falta de diálogo e a indiferença é que matam um relacionamento. e no caso em questão é imprescindível dialogar. Arrasou neste post. Tenha um dia lindo
    Beijinhos com muito carinho
    Gracita

    ResponderExcluir
  7. Aff... comentei
    mas como estava com pressa devo ter saído da pagina sem
    fazer o procedimento correto.
    Volto a noite para refazer.
    Linda quarta e adorei o tema
    e a forma como é
    exposto um assunto altamente
    reflexivo.
    Bjins entre sonhos e delírios aos 3

    ResponderExcluir
  8. Acho que com o passar dos anos as pessoas esqueceram do caminho para solução de problemas: o diálogo. Muitos casais se perdem por deixar de conversar, de dialogar, de ouvir. Talvez o segredo seja esse mesmo. bjsss

    ResponderExcluir
  9. Gostei mt do seu artigo e concordo
    consigo,pq o diálogo pode ajudar a corrigir alguns aspectos e evitar uma briga.
    Pode? Sim, pq há pessoas a quem é difícil escutar os outros...tornando difícil a conversa.
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  10. O diálogo é o melhor caminho sempre...

    Poeta se puder e quiser, acesse este link


    http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com.br/


    Estou participando do sétimo Pena de Ouro, concurso de poesias, na verdade um brincadeira deliciosa de mostrar nossos escritos... mas precisamos de votos...se puder dá uma passadinha e se gostar da minha poesia, dê seu voto... mas gostando de outra fique a vontade...viu???Abraços...

    ResponderExcluir
  11. Qualquer relação exige respeito pelo Outro e aceitação das coisas menos agradáveis.

    Mas existem situações inaceitáveis.


    Um bom resto de dia.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o seu texto, verdadeiro e acontece a todo instante, as pessoas estão esquecendo do diálogo...um abraço nosso, Maria Teresa e José Carlos

    ResponderExcluir
  13. OI SILVIO!
    POSTAGEM MADURA E REFLEXIVA.
    NEM SEMPRE O CALAR, PARA NÃO DISCUTIR, É O CAMINHO CERTO, COMO DIZES DISCUTIR E AS VEZES ATÉ CEDER É O CAMINHO, MAS SEM NUNCA DESRESPEITAR O OUTRO, PORQUE QUANDO O RESPEITO SE VAI,O CASAMENTO IRÁ JUNTO, É SÓ UMA QUESTÃO DE TEMPO.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  14. Sabemos que não há receita, para o bem viver junto. Desde pequenina eu ouço: "casar, é uma loteria".
    Concordo, com esta máxima mas,há que se saber jogar. Sem diálogo e sem ceder, nos conflitos, a tendência é a separação.
    Sua análise, está perfeita, poeta:todo casal briga. Saber brigar é que é uma arte. Quando os dois são "artistas" tudo vai dando certo..."até que a morte os separe".

    Um beijo,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  15. Oi Sílvio... vim agradecer muito sua participação no Pena de Ouro...
    Suas palavras deram vida ao ato simples de votar...
    Não poderia ser diferente, em se tratando do Poeta Sílvio Afonso...
    Uma linda noite de inverno... um abraço... obrigada mesmo pelo seu voto...

    ResponderExcluir
  16. Todos os relacionamentos, até os de amizade, têm seus percalços. As pessoas nos chegam com suas idéias, suas verdades, seu modo especial de ser. Na autenticidade, e com verdade,consegue-se muito mais que com as simulações, tão frágeis. Não vejo vencedores e vencidos no campo do amor. Quando o sentimento é real e vale a pena ser mantido, indispensáveis as concessões, não a mudança do outro.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Silvio... continua brigando meu amigo, brigando sempre... Meu querido vim validar teu voto no pena de ouro e olha me emocionou a forma que escrevinhastes teu voto.... Grata pela participação. Um beijo perfumado no coração... E viva o amor!

    ResponderExcluir
  18. Bacana demais. Podemos refletir com sua prosa. Eu prefiro brigar, as vezes dialogar, outras vezes argumentar. Nem sempre venço. Aí está um ponto importante. Saber perder ou aceitar quando estamos errados, pois às vezes o outro é que está certo. Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Hoje minha postagem falo um pouco de mim
    postei uma entrevista feita por uma amiga de todos nós blogueiros.
    Creio que falei um pouco de tudo sobre mim.
    Espero sua presença para comentar essa postagem.
    Deixei um pedacinho de mim na postagem
    quero compartilhar minha vida com as pessoas que faz parte
    da minha vida.
    Para mim amizade virtual não existe
    a pessoa é aquilo que é na vida real ou virtual.
    Os nossos valores jamais conguiremos esconder
    nem alguns defeitos que todos nos temos.
    Beijos no coração com carinho,Evanir.

    ResponderExcluir
  20. Olá, Silvio. Uma ótima reflexção para casais! Sem diálogo não pode haver relação, pois é base para se viver a dois. Linda foto! Obrigada pela carinhosa visita. Peço desculpa pela falta! Estou tentando colocar em dia as visitas. Adorei passar por aqui! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Silvio.
    Todo relacionamento que perdura por anos a fio, tem sempre algo que irá ser motivo de discussões, porem, acredito que se ainda existir uma "faisca" do fogo que consome esse amor, com um pouco de sabedoria, vontade e perseverança, um dos dois, ou mesmo ambos, irão resolver e conseguirão atiçar esses desejos guradados, melhorando cada vez mais o relacionamento. O Amor amadurece junto com o casal, e a cada fase de nossas vidas, temos que nos adaptar e criar situações para que possamos estar sempre prontos para novas emoções, sempre juntos, inovando, criando, recriando formas de reacender essa paixão, porem, mais madura. Quando existe amor entre um casal, pode-se passar o tempo que for, eles conseguirão superar tudo...Acredito e faço por onde para que o meu dure quiçá, eternamente!! Abraços!

    ResponderExcluir
  22. A troca de dialogo faz o acontecimento...
    bjssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  23. Bom dia !!!

    Que bonito esse texto é bem gratificante, para quem le a segue com carinho
    Deixo um abraço carinhosos
    bJussRita

    ResponderExcluir
  24. Olá Palhaço Poeta!
    É meu amigo, desde que o mundo é mundo sempre existiu e existirá conflitos de relacionamento, seja no trabalho, na vida conjugal, social, política, enfim... onde existirem duas cabeças, existiram idéias diferentes e os conflitos aparecem,mas, não se pode levar tudo ao extremo, muitas vezes é preciso ceder, hoje eu ganho amanhã você perde, assim, acabamos empatados!
    O que não pode existir é a arrogância, principalmente num casamento, ninguém é dono da situação o tempo todo, é preciso se colocar no lugar do outro e procurar a melhor solução para ambas as partes.
    Um grande abraço!
    Li Barbosa

    ResponderExcluir
  25. Amigo Sílvio,

    Polêmico assunto escolheste,rusgas sempre existirão em qualquer tipo de relacionamento e sempre haverá alguém a vencer estas contendas...não se sabendo nunca se o vencedor foi o que deu a última palavra ou o outro que cedeu vez e voz ao companheiro.

    Ficar só...muitos não se acostumam a conviver com a solidão e saem em buscas desenfreadas,muitas vezes caindo em esparrelas piores e não podendo voltar à antiga situação,por orgulho e medo de dar com os burros n'água...

    É difícil,atualmente,encontrarmos casais que se deem bem,muitos optam por uma aceitaçào de situações mornas ou mortas,por medo de não se acertarem com ninguém.

    E a vida segue,monótona mas segura.

    Nem sei dizer o que é melhor,só sei que para viver à dois o segredo é aceitar o outro e por ele ser aceito.

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  26. Olá Sílvio,

    Concordo com você. O diálogo é a base de todo relacionamento.
    Apenas através do diálogo se encontra o ponto de equilíbrio entre as divergências.
    Discordância faz parte, desde que haja respeito.
    Muitas das vezes o orgulho e a arrogância predominam, culminando
    com o desajuste do casal e até levando à separação.
    Ceder é importante, quando em nome do amor e desde que não haja ressentimento nesta atitude.
    Enfim, ter razão não é importante, o importante é ser feliz.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  27. Nada melhor que o respeito e o entendimento através do diálogo.
    Quando nada mais restar o melhor é o afastamento definitivo para dar novas oportunidades para a felicidade.
    Tenhas lindos momentos.seja feliz.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  28. A amizade é o convívio do dia-a-dia.
    Estar juntas nos momentos felizes e nas horas
    difíceis
    compartilhar o sofrimento
    um do outro( outra) dividir momentos de felicidade.
    È a cumplicidade é compriender e acima de tudo
    confortar quando algum de nossos amigos(AMIGAS)
    precisam de uma unica palavra de carinho para fazer seus dias melhores.
    Não podemos chamar de amigo (A) aquele que sem motivos
    se afasta de nós quando mais precisamos de
    uma palavra de carinho .
    Um feliz Dia do amigo .
    Obrigada por um dia ter colocado mu nome
    na sua lista de amigos(AS).
    Que seu final de semana seja feliz
    sua amiga para sempre,Evanir.
    FELIZ DIA DO AMIGO.
    Evanir..

    ResponderExcluir
  29. Com certeza não há relacionamento que sobreviva sem dialogo.
    Bom fim de semana!
    Fica com Deus!
    Um abraço!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Agradeço tão lindos versos.
    Hoje dia do amigo, vim trazer
    uma flor e colocar no seu teclado.

    Á vc com carinho, meu amigo

    O amigo é a outra metade da gente
    O lado claro e melhor,
    Sempre que encontramos um amigo,
    encontramos um pouco mais de nós mesmos;

    Beijo e um fds de muita paz.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia!
    Hoje deixo um Ctrl-C,
    mas rico em sinceridade.
    Pois, são muitos os amigos
    que irei visitar nesse dia
    da Amizade!
    "Um abraço de Amigo, dado com
    sinceridade, dura por uma Eternidade!"
    Feliz dia da Amizade!"
    Bjinhos meus...com carinho!

    ResponderExcluir
  32. Querido amigo,
    Hoje é dia de dizer que te quero bem,
    que penso em ti sempre
    e que tua amizade é muito importante para mim.
    Quero dizer também que teu carinho
    e tua alegria tornam minha vida mais bonita,
    e que te conhecer me fez crescer muito.
    Feliz dia do amigo.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  33. Olá
    Desculpe-me demorar tanto a retribuir sua visita...
    Obrigada por seguir meu blog
    Belo, seu espaço
    Adorei o Título, o poeta é um pouco palhaço...
    Lhe espero sempre!
    Parabéns pelas postagens
    Feliz DIA DO AMIGO
    Um abraço poético

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde amigo Silvio
    Vim te trazer meu abraço e te dizer que ”Existem pessoas em nossas vidas
    Que nos deixam felizes
    Pelo simples fato de terem
    Cruzado o nosso caminho
    E você é uma delas.”
    Obrigada por sua amizade!
    Beijinhos com afeto
    Gracita

    ResponderExcluir
  35. Meu carinho especial a você,meu querido amigo, neste Dia dedicado aos amigos. Com tua presença, teu incentivo e generosidade, vens ocupando um espaço de ternura no meu coração e fazendo da minha caminhada suave passos, doce cadencia e um mundo de esperanças.
    Grandes voos e obrigada pela amizade. Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  36. Você tem toda razão meu amigo ,este texto é lindo gostei muito!Beijos!

    ResponderExcluir
  37. Boa noite amigo querido !
    Sabia que na bilheteria da vida os ingressos para comprar um amigo se encontra nos atos e atitudes e dai nos humanizamos .Por isso que te fiz de meu amigo.
    F*E*L*I*Z***D*I*A***D*O***A*M*I*G*O***!!!

    ResponderExcluir
  38. Poxa, pensei que eramos amigos de letras pelo menos. Nem para deixar um Ctrl-C, com alguma mensagem de Amizade...Snif! Fiquei triste, mas tudo bem, eu te perdoo...Quem sabe numa proxima data festiva voce se lembre dessa tua Amiga...Abraços carinhosos e de novo...FELIZ DIA DA AMIZADE!

    ResponderExcluir
  39. Convivência é a maior das experiências que o ser Hu mano pode usufluir
    e através dela aprender sobre o outro, porém especialmente sobre sí.
    Lualva conviveu com seu parceiro
    por 2 décadas sempre em silêncio.
    Temia falar e assim expressando-se perder o amor de sua vida.Depois de 2 décadas, filhos já depois da adolescencia pode perceber que seu silêncio apenas contou contra si mesma e que RESPEITO, não conquistara. Foi ai que convivência começou. Passou a expressar tanto os SIMS, como os NÃOS.
    Se antes não era combatida em nada, agora já tinha que fazer força para se fazer notar. A confiança nela que antes parecia ser total, começou a ser questionada: onde foi? quera ao telefone? porque saiu sem avisar?
    E assim Lualva percebeu que podia deixar a vida juntos, por uma vida só dela. Isso caso não amasse ao que com ela era 1 e com os filhos uma família. Pensou como você Palhaço Poeta diz em seu texto: Mais de 2 decadas, deixar para tras não valia, para coemçar algo com outro ser e passar por todas as fase, sõ valeria a pena caso não houvesse mais amor. Porém esse era o diferencial: havia amor.
    Assim ficou e passou a não se deixar anular, passou a se fazer ouvida, a opinar. O respeito foi conquistado. Hoje já a quase 3 décadas, ainda luta para ser ouvida e se faz ser.
    Lualva sempre me diz que valeu á pena ter ficado. Valeu à pena ter criado os filhos como o fez. Porem se soubesse que podia falar sempre e ousar mais, teria sido tudo sempre muito bom, como é atualmente.
    Conviver é uma arte e só a sabedoria do tempo
    trás esse entendimento.
    Ser suportado(a) não é o mesmo que
    ser respeitado(a).
    Já dizia meu pai:
    Respeito é bom e eu gosto!
    Belo texto, boa reflexão trás a nos seus leitores.

    ResponderExcluir
  40. Olá Silvio, o diálogo é o que ajuda manter um relacionamento. É necessário ter bom senso para encontrar argumentos que dê o equilibro em horas de ânimos acirrados. Maravilha de texto!
    Parabéns! Beijos!

    ResponderExcluir
  41. Passei para conhecer seu e deparei com este excelente texto.Com certeza concordo em gênero, numero e grau com o que disse.

    Parabéns!!

    abraço,

    ResponderExcluir
  42. Desculpa a demora para retribuir sua visita ao meu blog! Eu fiquei sem computador por uns ias, mas estou de volta!

    ResponderExcluir
  43. Feliz texto e reflexivo, só quem tem a experiência em uma vida em comum pode comentar visualizando o teor do texto, com 30 anos de casado e feliz não trocaria a vida que tenho por outra vida, o meu amor nestes 30 anos é renovado e jovem como anos passados, a convivência a dois é um aprendizado diário, duas personalidades, dois caráter, duas educações, tudo isto para uma convivência que desejamos ser duradoura e feliz.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  44. Feliz texto e reflexivo, só quem tem a experiência em uma vida em comum pode comentar visualizando o teor do texto, com 30 anos de casado e feliz não trocaria a vida que tenho por outra vida, o meu amor nestes 30 anos é renovado e jovem como anos passados, a convivência a dois é um aprendizado diário, duas personalidades, dois caráter, duas educações, tudo isto para uma convivência que desejamos ser duradoura e feliz.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  45. Olá passando para agradecer sua visita e conhecer seu blog.Ah já estou seguindo viu! . Depois passa lá no meu cantinho também, será um prazer, ótima semana pra vc, bjs
    Cigana Raicha
    http://ciganaluminosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. A eterna "guerra" dos relacionamentos!
    Um excelente artigo Sílvio! Parabéns!

    Eu acredito que esta "guerra" termine quando ambas as partes se derem conta que um casamento, não é possuir o outro, mas sim valorizá-lo, ajudá-lo na sua realização pessoal. Não há que ficar por "cima" nem por "baixo" e sim ao lado!
    Frequentemente, orgulho e ciúmes são dois dos sentimentos, nada nobres, que ajudam a desvanecer o amor existente. A capacidade de diálogo e de confiança vai-se perdendo...e o amor também.
    Um casal, não é um único ser, mas sim dois seres, cada um com sonhos, desejos e ambições diferentes. Não podemos ser dois a desejar o mesmo, mas podemos ser dois a lutar pelos sonhos dos dois. Quando isso acontece, o amor passa a um patamar superior. Difícil conseguir isto! Cada um briga pelas suas "coisas" em vez de unir esforços, para conseguir todas as coisas.

    Deixo um beijo

    ( Estarei ausente, voltarei em Setembro)

    Sónia

    ResponderExcluir
  47. Vim agradecer a sua visita e participação no meu blog, volte sempre será um prazer. Ja estou seguindo o seu que por sinal é maravilhoso. Parabéns!! abraços

    ResponderExcluir
  48. Obrigada pela visita e pelas palavras, volte quando quiser, abraço

    ResponderExcluir
  49. Amigo...Tudo bem?
    Lembra do projeto que estava desenvolvendo? Meu projeto da Ana maria Machado saiu no Rioeduca (Portal da Prefeitura)...dá para passar lá e deixar um comentário?. Vou ficar muito agradecida. Beijocas e segue o link...
    Muito obrigada pela ajuda. E tenha uma semana iluminada!
    Ah! Não esqueça de por o endereço do seu blog.E se possível diga o estado de onde está postando.
    Segue o Link:
    http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=2496

    Muito Obrigada pela sua ajuda! Até breve..

    ResponderExcluir


Diga o que quiser do jeito que você souber.




.