segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

AGONIA DE UM POVO.

Estou morando em Nova Friburgo há quatro anos e nos últimos dois convivo com o mesmo discurso dos responsáveis pelo serviço público visando os moradores ribeirinhos e os que têm, no pé do morro, as suas moradias. Nada foi feito para favorecer as vítimas das chuvas de janeiro passado que nos braços de parentes e amigos, sem casa, honra e esperança, há muito não sorriem. Agora eu tenho visto na tevê a defesa civil pedindo que fogueira nos morros não seja acesa para não rachar a terra permitindo, com isso, que a chuva infiltre e provoque desmoronamento. Acontece que o fogo ardeu, em secas passadas, no alto desses morros e ninguém do poder público apareceu para conter as chamas e quando agiram, o mal já se consumara. O trânsito é outra vergonha. Muitos carros estacionados em vias não permitidas bloqueiam a chegada dos turistas e a passagem dos ônibus com a mão de obra produtora. Os sinais, sem sincronia, o retorno em locais que não devia e o jardim da Paissandu, dão nota zero aos órgãos responsáveis. Friburgo não tem mais com que atrair turistas. Não fossem os compradores de lingerie e os representantes comerciais de outras praças e a cidade há muito teria parado, se não parou. Tenho hoje, em minha casa, um casal de escritores oriundo do Espírito Santo, sendo que Catia Helena Alcântara de Oliveira, com assento assegurado na cadeira 22 da academia de Letras de Santa Catarina é quem mais se indigna com o descaso.
Acreditamos em Deus e no poder público desse País, mesmo que o pouco caso berre aos nossos ouvidos toda a sua indiferença.

10 comentários:

  1. Ótimo tempo para refletir sobre a tragédia do ano passado porque a reflexão é prestativa e une ideias para que tais fatos não se repitam. Que este ano seja melhor a este povo. Feliz Ano Novo! Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço o carinho e cordialidade
    que recebi nessa passagem de Ano.
    Todas as palavras não
    expressa meu carinho e gratidão.
    Obrigada por tanta sensibilidade de coração
    muito feliz venho agradecer.
    Uma linda semana a primeira de 2012.
    Beijos carinhos.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  3. silvoafonso,
    não vou deixar passar a oportunidade de dizer que de fato
    muito me sinto constrangida
    pelo pouco que vi ser feito
    depois de um ano, digo ver de andar pelas ruas com minha familia e a sua.
    O que não vi, fortaleceu meu desejo de levar adiante o projeto
    que tenho de estar junto a pessoas que sofrem desde que tudo mudou nessa terra que era de paz e sossego e agora ´medo impera
    a cada possibilidade de chuva.
    Sabe, confesso que me doeu muito ver a Moça dos Olhos da Cor da Mata sofrendo ontem (dia 1 de janeiro 012), tive vontade a por no meu colo , afagar seus cabelos e dizer que 'tudo ia ficar bem', desejei mas não pude... porque
    não posso mentir pra quem de braços abertos me recebe
    e desperta afeto...
    Doeu muito sentir ' estado de alerta'...
    Vou hoje de volta a Pasargada,
    mas
    meu coração
    e minha atenção
    ficam aqui em alerta
    com você meu amigo amado, meu escritor querido
    e com sua familia que já amo como se minha fosse... como ´´e bom seguir a vida
    com vocês junto a meus
    sonhos e delírios agora imortais

    ResponderExcluir
  4. Para resumir o que tenho a dizer sobre a situação de Nova Friburgo, amigo Sílvio Afonso...

    UMA GRANDE MERDA!!!

    OBS: A cidade continua sendo administrada por gente caótica e pervertida.

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo poeta palhaço,

    Antes de tudo um FELIZ ANO NOVO para você, que Deus na sua grandeza te guarde e te guia e te faça muito feliz. Adoro o teu trabalho,isso é muito importante para o mundo, um pouco juntando com mais "poucos" torna-se o muito.

    Um forte abraço para ti...

    Auxiliadora Rs

    ResponderExcluir
  6. A interesting post and a nice blog!

    ResponderExcluir
  7. Oi Meu amigo, escritor maravilhoso!
    Feliz 2012 pra vc tb, muito mais sucesso, amor, paz e especilamente SAÚDE!
    Sou carioca, residente no RN e tb fico chocada como todo início de ano é a mesma coisa nos mesmos lugares!
    Que Deus tenha muita misericórdia desse povo, pq os políticos não tem!

    ResponderExcluir
  8. Boa reflexão...

    Passo aqui para lhe desejar um feliz 2012...

    Bia

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela visita!

    Vim conhecer teu blog tbm :)

    ResponderExcluir
  10. BOM DIA
    AFONSO GRATA PELO COMETÁRIO. GOSTEI MUITO DA SUA VISITA.EM RELAÇÃO O ABANDONOS DAS AUTORIDADES PELAS PESSOAS TÃO SOFRIDAS.TENHO ATÉ VERGONHA. FALTA DE RESPEITO COM O SER HUMANO. JA ESTOU TE SEGUINDO. UM ABRAÇO FRATERNO.
    BRISA

    ResponderExcluir


Diga o que quiser do jeito que você souber.




.