quarta-feira, 28 de setembro de 2011

LER PARA APRENDER



Talvez não fosse essa a primeira vez em que mergulhei em uma piscina cheia de livros. Na primeira vez foi quando a puberdade ainda modificava o meu corpo criando o homem que sou hoje. Naquela época eu já recebia salário pelo que fazia e cansado de esmolar por um certo livro de Monteiro Lobato na biblioteca da escola eu jurei que um dia teria dele todos os seus contos e todas as suas histórias. Finalmente chegou o grande dia. Tomei um belo banho, passei um creme no cabelo, vesti a melhor roupa, beijei a mão da minha mãe e com porte de gente adentrei a livraria que antes, só de longe pelos funcionários eu era visto. Cheguei junto ao gerente e pedi; Eu quero toda a obra de Lobato. Isso mesmo. Eu quero comprar a obra de José Bento Renato Monteiro Lobato.
Foi com ele que eu aprendi a gostar de ler. E ler livros era de tudo o que eu mais gostava. Só não aprendi a escrever, mas tento e por isso rabisco algumas linhas. Uma das muitas frases desse gênio da literatura eu guardei comigo. Eu até podia mudar de série, de escola, de diretor e professor, mas a frase de Monteiro Lobato eu não mudava, não trocava ou dela esquecia. Vivia na minha cabeça e constava na última capa de cada um dos meus cadernos, e dizia; Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar. Eu não moro, mas há muito eu morei sob o telhado de um livro. Comi sobre outros e de muitos e vivi.
Hoje, como comecei dizendo neste texto, adquiri todos os 24 livros de Freud. Sigismund Schlomo Freud. Chega de procurar por um exemplar onde eu pudesse estudar ou fazer uma consulta, simplesmente. Chega de pedir e ouvir um não como verdade, ou um, depois eu te empresto, como mentira. Agora eu vou tomar um banho de conhecimentos. Vou mergulhar nessa banheira e esfregar sabedoria no meu corpo e se eu me engasgar durante o banho, será com letras, com frases e sonhos.
Este fato deixou-me, deveras, feliz e como dizia o velho Klein, meu avô; hoje eu estou feliz. Estou alegre e satisfeito, ao mesmo tempo.

15 comentários:

  1. Que beleza de aquisição...
    Bom proveito e que tanta literatura boa
    faça a seu redor florescer em conhecimento.
    Mas que a magia da sua vida não seja minimizada pelo conteúdo
    do autor e questão.
    Sei que isso não acontecerá pois você é belo de de dentro pra fora...
    sua base foi muito bem construída por aquela bela senhora
    que penso ser uma maravilha de Ser
    para todos que tem a benção de te-la por perto fisicamente ou afetivamente.
    Mas vejo que a Cabana não esta na pilha...
    interessante para uma analise poeticamente falando.

    Belo post,
    bela frase...

    Bjins entre sonhos delírios e muita leitura boa

    ResponderExcluir
  2. Ah sim,
    como sei da bela senhora
    sua mãe?
    Por postagens antigas daqui do blog.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Poeta!!!
    Lobato foi o primeiro autor q li, ainda na infância. Depois passeipaRA José Mauro de Vasconcelos ( li toda a obra dele no final dos anos 70), sorvi com avidez os poetas do século 19. Aí aprendi a gostar de leitura esorvia um livro por semana de variados autores, nacionais, internacionais e tudo o q me chamasse a atenção e q fosse de bom gosto. Aprendi com isso, a desenvolver minhas idéias, a ler, escrever, palavras mais refinadas, e tudo o mais q só a boa leitura é capaz.
    Abrejos bem gde no seu cuore...

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha amigo!Nada para nos deixar mais feliz do que conquistar algo que almejamos.Faça bom uso dos teus livros e que eles possam te acrescentar muitos ensinamentos e sabedoria. Terás, então, em plenitude a tua felicidade literária.
    Tenha dias iluminados! Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  5. Que bonito o teu amor pela Literatura, parabéns!

    =**

    ResponderExcluir
  6. eu também tinha a obra completa de Monteiro Lobato..
    eu li..
    meus filhos leram..
    agora estão na biblioteca, enchendo de sonhos e de imaginação a cabecinha de muitas crianças...

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde poeta!!!
    Mais um itém temos em comum: JG E Clarice Lispector. Se reparar em postagens anteriores já editei Jg e uso uma citação de CL para definir quem sou eu em meu perfil em todas as minhas pág na net.
    Bjão

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, adoro ler-te em meus comentarios, mas nunca saberas se o que escrevo é verdade ou mentira, afinal, será sempre uma utopia...abraços! Sdds...

    ResponderExcluir
  9. Amigo és bem vindo no meu blog e agora também, um pouco como o obatto te ofereço morada lá. Tem espaço para ti e sua banheira...
    Obrigada pela visita e pelas palavras encantadoras.
    Beijos e boa tarde!!
    Carla

    ResponderExcluir
  10. Olá eu tmbém já moro aqui. Nãp percebeste?
    Bom sábado!!
    Carla

    ResponderExcluir
  11. Sr Palhaço atrevido!
    Como se atreve?
    Freud não é para qualquer um.
    Freud é para quem tem vontade.
    Vontade de aprender, sobre o SER.
    Mas, que SER?
    Ora!
    Qualquer SER...
    Qualquer um que esteja à disposição de se MOSTRAR e de SER.
    Boa leitura!

    ResponderExcluir
  12. Meu primeiro romance que li na íntegra foi e passei a amar a literatura foi "Doidinho" de José Lins do Rego, escritor paraibano. Hoje leio de tudo, principalmente, filosofia , minha formação, literatura, história e outras cositas más. Monteiro Lobato é um grande escritor. Muito bom foi saber que ele foi o seu pontapé inicial. Um abraço

    ResponderExcluir
  13. Como dizia Leonardo Da Vinci : A vida se torna longa quando é bem preenchida. Longa, assim como um quadro se torna rico. O jeito de pintá-lo é você quem escolhe, pois cada um tem sua técnica, sua tinta, sua inspiração. Hoje é seu aniversário, você esta completando mais um ano de vida, as energias se renovam , e assim como entramos no ano novo, hoje pra você, mais um ano se inicia. Espero que este ano seja longo; uma pintura memorável, cheio de Saúde, de Força,de alegrias. Quanto aos anos que virão - um quadro branco esperando ser preenchido -, que a inspiração não falte, e que as cores sejam presentes, principalmente as do Sucesso,da Saúde e a da Alegria..Bjos em sua alma!!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom, Freud grande Artista

    segue meu blog e entra em contato com migo estou com group no msn só blogueiros que escreve para podermos trocar ideias de textos e leitura, espero você lá e se puder passe pra todos os seus amigos blogueiros.
    E-mail: andissinhoo@gmail.com
    http://www.minhapalavra.uni7.net/

    ResponderExcluir
  15. Ola amiga poeta Boa tarde!
    Bela blog,saluda del Belgica

    ResponderExcluir


Diga o que quiser do jeito que você souber.




.