sábado, 9 de outubro de 2010

AGORA VAI...

Foi ampliado para nove anos e agora para quatorze a começar no princípio de 2016 o ensino fundamental e muitas escolas já se organizaram à nova modalidade ou estão em plena fase de mudança. A novidade deixou os pais confusos, mas felizmente a mudança foi bem entendida por nós, responsáveis pelo filho de seis anos, fruto do primeiro casamento de minha mulher. Na mudança, muitas escolas não conseguiram explicar a nova decisão aos pais e assim alguns deles concluíram que seu filho pulará um ano e com isso, ficará prejudicado. Alguns acreditaram que o currículo do ensino fundamental descerá um ano e que seu filho começará a aprender tudo mais cedo, mas não é isso; o período antes chamado pré-escolar passa a ser primeiro ano ou primeira série. No ano anterior a primeira série, as crianças eram induzidas à leitura e a escrita por meio de brinquedos e jogos e o brincar ainda eram a atividade mais importante. Os professores têm dado matérias em demasia para os iniciantes do ensino fundamental. O que interessa, no entanto, é que, seja lá o que for ensinado, seja apresentado em todas as combinações possíveis para que os alunos entendam o complexo do conhecimento. É muito importante que, nessa fase, seja ensinado o ato de aprender com a ajuda dos colegas e outros meios. A minha mulher fundamenta este propósito na faculdade onde estuda psicologia.
silvioafonso

7 comentários:

  1. Oiii!
    Visitandoo =)

    Boa noite e beijos

    ResponderExcluir
  2. concordo com ela !!!

    tenho uma pequena de 5 anos, que
    vai começar o ensino fundamental em 2011... e o que eu mais quero é que ela seja feliz... as descobertas, as letras, as palavras, vão acontecendo naturalmente !!!

    gostei daqui !

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Não sabia, nem suspeitava tal mudança. Vejo com bons olhos a mudança que explicou.

    ResponderExcluir
  4. O que um projeto interessante, eu sou um professor pré-escolar, concordo que o jogo continuará a ser a melhor maneira de trazer de alfabetização, bem como integarl total desenvolvimento no México tenta iniciá-los no hábito de ler algo que tenha perdido aqui, quero felicitar para este projeto e eu invto parar pelo meu novo blog foi uma época.
    beijo

    ResponderExcluir
  5. meu filho já está no ensino médio, mas eu trabalhei numa escola, já acompanhei algumas mudanças, espero que sejam boas mesmo!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. O primeiro contato da criança com a escola tem o sentido de apresentar-lhe um novo mundo para que ela interaja e se sinta acolhida, se isso for preservado, a ordem dos fatores não alteram o resultado final, assim o penso!
    Bom Feriado de leveza e paz,
    Bj

    ResponderExcluir
  7. As vezes tento me calar,
    mas não dá,
    nasci pra argumentar.
    Gostaria que se pudesse discutir essas coisas antes de
    serem literalmente enfiadas
    na gente.
    Lembro quando enfiaram
    a então nova LDB.
    Detesto essa forma que convencem os universitarios em geral
    e eles
    seguem defendendo
    o que na verdade, desculpem,
    mas é o que vi acontecer,
    o eles são
    convencidos a crerem.
    Teoria é teoria.
    Pratica é pratica.
    Ninguem me contou
    vivi na pratica
    dentro de uma grande escola.
    Desculpe o verbo solto.
    Belissimo post.

    ResponderExcluir


Diga o que quiser do jeito que você souber.




.