sexta-feira, 16 de abril de 2010

AVATAR? AH, TÁ.

Pelo que fiquei sabendo, esses americanos se acham, sempre metendo o bedelho no que não é de sua conta.
Agora, por exemplo, este tal de James Cameron, este mesmo, que perdeu o Oscar do "Avatar" para sua ex-mulher, vem e dá pitaco na obra que abrirá milhares de empregos com a construção da maior usina hidrelétrica do País (pelo menos é o que diz o noticiário). Não é o caso de Itaipu, que pertence a dois países.
Mas voltando ao Camarão, digo, Cameron, este moço é contra a agressão que o solo sofrerá com o impacto ambiental, assim como desnorteará, diz ele, o povo que vive da pesca ou precisa usar o rio Xingu para comercializar seus peixes ou suas mercadorias. Duas mil e oitocentas pessoas aproximadamente, entre elas, pescadores, agricultores, índios e até os moradores de Altamira lutam contra esta ideia há mais de 30 anos.
Eu não sou a favor, nem contra a obra, mas fico tiririca com estes caras que criticam o problema dos outros, como se eles não tivessem um igual ou maior. O cineasta, por exemplo, deveria se preocupar com as usinas do seu país, que agridem muito mais e não foi só com a construção delas, mas com a poluição do carvão que toca as suas turbinas.
Ele, o cineasta das boas imagens e razoáveis roteiros precisa atirar num alvo fixo, caso contrário acabará caçando o próprio rabo.
Pelo que sei, Cameron filmará no Amazonas ainda este ano. Espero que ele se preocupe com a mulher que foi dele, caso contrário pagará outro mico ou qualquer bicho que ele achar bonitinho nas matas brasileiras.
E tenho dito.

silvioafonso

3 comentários:

  1. Sílvio querido,
    grata pelas palavras ...
    Além de grande poeta, você é um
    querido .... Hoje estou bem ...
    bjos
    Gostei do seu blog ....

    ResponderExcluir
  2. Oie amado e um prazer le voce....
    Me encanta seus poemas...
    Obrigada pelo carinho deixado no Recanto do Amor e sempre bom ver voce por la, ja fazia um tempinho que não lia seus poemas deixados...
    Obrigada mas uma vez, volte sempre,coração..
    bjinhos pra ti..
    £ulopes

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa sua sutileza, queria que essa "Cameron" te ouvisse e aproveitasse a crítica construtiva. òtimo domingo pra vc...

    ResponderExcluir


Diga o que quiser do jeito que você souber.




.