terça-feira, 17 de março de 2009

A CHAMA DO DESEMPREGO.

Uma empresa para contratar você precisa dispor do valor do
seu salário e a ele somados, obrigações sociais como, Previdência
(INSS) e FGTS, assim como outras despesas; férias, feriados,
aviso prévio e décimo terceiro. Uma empresa para contratá-lo
tem o custo de 102,43% sobre o salário que pagaria a você. Este
cálculo é feito por alguns economistas e contestado por outros
que alegam a soma das férias e descanso semanal ao salário
propriamente dito. Mas se considerarmos apenas as obrigações
sociais que incidem sobre a folha de salários, o custo de cada
contratação é de 35,8%. Isso é maior do que todo o custo da
folha no Japão, que chega a 12%, e nos EUA, de 9%.
A despesa de contratação é tão alta no Brasil que induz o sujeito
a comprar produtos no Paraguai para revenda ou a outros tipos
de informalidade. Induz ao desemprego, como no seu caso, a
automação (dispensa da mão de obra humana) e a sonegação
na área previdenciária, que ainda é muito grande no País. São
absurdos os gastos que as empresas têm e ainda contam com
a burocracia.
A crise desemprega, mas não é desculpa para enfraquecer já
que as negociações temporária, entre todos, podem ser uma
alternativa e por falar nisso; vamos ao circo para não ver
desempregado, como você, o palhaço das cambalhotas precisas
e das histórias tristes que fazem rir e chorar os empregados e
patrões, políticos e vagabundos.

silvioafonso.

4 comentários:

  1. Ah, é fogo né?

    Eu estou procurando emprego há quatro meses, mas por enquanto ainda tenho o segur, então dá pra segurar...

    Mas olha, tá dificil, até pra quem corre atrás!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Deve ter muitos palhaços desempregados. Aqui na minha cidade nem circo de artístas tem.
    Em compensação tem muito circo politico.

    bj

    ResponderExcluir
  3. E a curto prazo, esta situação tende a não encontrar nenhuma solução satisfatória, apesar da crise.

    A reforma nas leis trabalhistas neste país é tabu, principalmente agora com os sindicalistas aparelhando o Estado brasileiro.

    Você, no entanto, tem absoluta razão!!!

    ResponderExcluir
  4. Ola Silvio, satisfação em conhecê-lo mesmo que virtualmente. Agradeço suas considerações a meu respeito (comentário no blog da Ro) e também sua visita no meu blog, aliás, uma visita não qual você deixou um texto que está sendo objeto de estudo para mim.

    Ah!
    Dá uma olhadinha no teu perfil no link “Minha página da Web” acho que está quebrado. Outra coisa, oportunamente, troca o antivírus e faça uma varredura no teu CPU.

    Um grande abraço e ótimo feriado.

    ResponderExcluir


Diga o que quiser do jeito que você souber.




.