domingo, 1 de fevereiro de 2009

CARNAVAL NO RIO.

Chora cavaquinho, mas não finja que está triste. Grita cuíca
sem sair do compasso tocador. Pula tremendo saltitante o
pandeiro malabarista enquanto beija o estandarte que
esvoaça colorido. Cai o queixo do turista, do passista
equilibrista e sem perder o riso sai pro samba a baiana
sorridente que feliz descobre a cara fazendo girar todas
as saias mostrando por baixo outras tantas. Marca o passo
"surdão" antigo. Ritme o compasso e nesse passo o mestre
leva a escola, quem sabe à glória? Vibre com o som na
pele, cante com a harmonia dos versos e viva esta festa,
feliz, branco, mulato, negro aprendiz no trabalho
estressante no barracão das artes. Vá com Deus, visitante
estrangeiro, viaje contente, mas diga pra gente que
deste povo tu levas fé. Tu tiveste respeito por
quem não tem pão, educação, teto e chão, mas tem um
jeito jeitoso de fazer festa, como ninguém.




5 comentários:

  1. Uma das minhas paixões é desfile de escola de samba.
    Fui durante 5 anos ver de perto essa festa.
    Eu digo sempre que não se pode ser brasileiro sem ver e ouvir uma bateria de perto, ela bate no compasso do coração, numa só emoção.
    Faz anos que não vou, mas meu coração brasileiro continua batendo muito mais que tamborim.
    Linda a sua homenagem ao que é nosso.
    Abraços

    ** Precisa ensinar pra gente como é que a gente faz essas maravilhas com as fotos.

    ResponderExcluir
  2. ...e faz de conta que
    se é feliz...feliz...felizzzzz!!

    ResponderExcluir
  3. Pô, que texto bom! Não apenas pela poesia sempre presente em vc, como tb pelo protesto inserido.
    Carnaval é aquele hiato onde os problemas ficam à margem e se vive a felicidade fugaz.
    Vale, claro! Desde que não se viva os primeiros dias do ano em função dele. E que nos demais dias se encontre a alegria no saber viver bem!
    Um beijo! Acho que estou de volta à vida da Palavra!

    ResponderExcluir
  4. Nem imagino o que um gringo sinta ao ver o carnaval por aqui... nem eu me imagino vendo ao vivo o carnaval por ali....
    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  5. Somos um povo abençoado por Deus.

    Parabéns pela qualidade dos textos e pelo layout do blogue.

    Gostei muito.

    abraço

    ResponderExcluir


Diga o que quiser do jeito que você souber.




.