sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

CAPITU, O LIVRO E O FILME...

Senhor crítico de cinema, eu não tenho a pretensão de ser
um ponto final na sua frase, talvez dois pontos ou uma
vírgula já me consolam. Eu sou um leitor inveterado e
acredito que até os piores textos são importantes para
o aprendizado. É lendo que se aprende a escrever.
Quanto ao livro em questão eu diria que Dom Casmurro
foi escrito com base na destruição de um tempo, sem que
se acreditasse em nada para o futuro que viria. Machado
de Assis trabalha sobre escombros e desta forma, o jeito
de contar a história dialoga com um amontoado de sobras
de aparências guardadas em arquivos. A série foi filmada
num prédio velho porque ali também havia ruínas de um
tempo. A trilha sonora traz de volta o som de Jimi Hendrix,
o toque metálico de Iron Man, de Ozzy Osbourne e ainda
uma pitada de bom gosto com Cheek to Cheek na voz de
Fred Astaire. Esta Ópera-rock é a reconciliação entre
Machado de Assis e os jovens. Só isto já contraria a idéia
de que o filme Capitu é só mais um apanhado na obra
literária de um grande escritor. Quero ressaltar que,
na visão de modernidade Capitu surpreenderá os

professores do ensino médio que trabalham para que
Dom Casmurro se transforme numa leitura de prazer.
É, o suposto adultério da protagonista, que prende o aluno
à leitura. Essa polêmica não interessa muito frente ao
ensaio existencial do escritor que explica como a dúvida
atrapalha o ser humano a viver.

silvioafonso.

5 comentários:

  1. Acho que Machado de Assis é de fato imortal e sempre será atual.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. O sol acende a tímida luz do dia
    E embarco na viagem que nunca faço…
    Abraço manhãs no ceio da chuva fria
    Desbravo os ventos em trilhos do acaso

    Um resto de um bom fim-de-semana
    Com muita paz, saúde e muito amor…

    O eterno abraço…

    -MANZAS-

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse livro, confesso que o li obrigada pelo curriculo escolar.
    Depois de começar não parei mais.

    Me apaixonei por Machado de Assis

    beijo

    ResponderExcluir
  4. Sabe quanto tempo não escuto ninguém falar que sou JOVEM? Uma caralhada de tempo. Cara, fique tranquilo pois NUNCA deixarei de te amar, repito, se não fosse você neste momento tão difícil c/ certeza TUDO seria mais complicado, eu não iria enxergar o RETORNO, não sei nem se estaria hoje aqui. Vou repetir quantas vezes forem necessárias, EU TE AMO, á você eu só tenho que agradecer. Por favor, não venha c/ essa de que sou jovem, pois você sabe muito bem que o sofrimento não escolhe idade nem tempo, ele simplesmente aparece sem sequer pedir autorização. Hoje estou sim tranquilo, confiante, seguro e principalmente c/ a minha autoestima lá no alto, a todo vapor; -sabe por que? Porque VOCÊ esta ao meu lado. Porque em você eu confio sem duvidar. Então as portas e janelas que estiverem abertas p/ mim, com certeza também estarão p/ você, afinal o não bater c/ a colher na panela, é acreditar que a panela não mais sofrerá, certo?
    PODE TER 1000% DE CERTEZA, NUNCA VOU TRAIR SUA CONFIANÇA, ACREDITE.
    Agora usando as suas palavras, se um dia você precisar desabafar, eis aqui um colo magro, mas , de um amigo de verdade.
    QUEM DÁ BRILHO AO OLHAR, É A VIDA QUE ESCOLHEMOS LEVAR.
    Beijos do amigo,
    Marcelo Carvalho

    ResponderExcluir
  5. Se cá chegar vou ver, isso é certo.

    beijinho

    ResponderExcluir


Diga o que quiser do jeito que você souber.




.